Transparência Corporativa
Você já parou para pensar no termo Transparência Corporativa? O que de fato define se uma empres é ou não transparente? O que ela ganha com isso? Como as empresas lidam com a gestão da informação? E o acesso que é dado aos colaboradores?
Vamos dividir a informação em dois tipos:
- Estratégica - aquela que todos devem ter conhecimento e acesso;
- Confidencial - com acesso restrito a algumas pessoas.
Todos já ouviram dizer, em algum momento, seja ne empresa que trabalha ou não, que a empresa está precisando economizar, cortar gastos. Então começam as campanhas de economia de energia, copos descartáveis, cafézinho e eventualmente as demissões. Por isso, é fundamental que as informações sejam claras, precisas e que mostrem a real situação para as pessoas. É por isso, inclusive, que muitas empresas abrem seus números a seus colaboradores. Para que eles entendam o momento pelo qual a empresa passa e, com isso, saibam até onde podem ir ou o que esperar da companhia. Isso não vale só para um caso de dívida ou resultado negativo, mas principalmente em situações de crescimento. Com a informação "em mãos", todos estarão mais engajados e conscientes do que a empresa busca e precisa, e se dedicarão a atingir os mesmo objetivos de maneira coletiva.
Explicando melhjor, isso tem muito a ver co aquelas três palavras "mágicas", que ficam geralmente em um quadro na empresa: missão, visão e valores. Nada mais são do que aonde a empresa quer chegar (visão), de que forma chegar (missão) e os valores que sustentarão para seguir adiante.
É daí que vem a importãncia de uma comunicação fluida entre setores e unidades de negócio, de reuniões bem estruturadas e de transparência da empresa para com seus colaboradores e que vise estimular essa troca entre os colaboradores também. O ideal é pensar sistematicamente. Os profissionais que entendem a importância disso alcançam cada vez mais seus lugares de destaques nas organizações.
Informações internas, comunicados internos, ler sobre o mercado que a empresa atua, sobre concorrentes. Possíveis e futuros negócios, novas aquisições e contratações, mudanças na estrutura e investimentos da empresa. Tudo deve fazer parte do conhecimento das pessoas que lá trabalham, Transpar~encia tem a ver com ética, tem a ver com consciência limpa e principalmente com o comprometimento e responsabilidade para com os colaboradores e com os clientes da empesa.
A transparência está implícita nos valores da empresa, e nos valores daqueles que a regem.
Comentários
Postar um comentário