O Líder COACH

O Líder Coach tem como ponto de partida o respeitoincondicional pelo liderado enquanto ser humano. Isto é natural e imediatamentepercebido pelo liderado – seja de uma forma consciente ou inconscientemente – oque diminui o antagonismo e as barreiras ao exercício da Liderança por parte doLíder Coach, melhorando e solidificando, desta forma, a Relação de Liderança.Esta melhora na relação de liderança, por sua vez, se traduz por um melhoraproveitamento do potencial do liderado: é esta característica em especial quetem tornado o Coaching o Modelo de Liderança mais adaptado aos tempos modernos.Em uma sociedade globalizada e interconectada, onde concorrência acirrada e aalta competitividade são as regras do jogo, a criatividade e o talento doscolaboradores se tornam verdadeiramente os maiores ativos de qualquerorganização – independentemente do porte, do setor ou do número defuncionários. Você simplesmente não consegue mobilizar talentos na base dochicote: isto só é possível se houver de fato uma liderança capaz de despertaro potencial para o melhor nas pessoas – e o Coaching atende perfeitamente aesta necessidade. Isto significa que aquele chefe autoritário e carrancudo queera um verdadeiro "feitor" de  pessoas – e não um gestor de pessoas,vejam bem – está, hoje mais que nunca, com os seus dias contados. Isto porquêeste estilo de  liderança simplesmente não funciona mais – se é que algum diafuncionou. As pessoas não mais suportam serem destratadas ou tratadas comopeças de maquinário: elas querem e precisam ser tratadas como os seres humanosque são. Isto é fundamental se uma empresa quer atingir a excelência ematendimento ao cliente, se ela quer colocar novos produtos e serviços nomercado ou se ela quer se destacar perante a concorrência. Todos estesprocessos envolvem pessoas, e pessoas, para serem criativas e produtivas, devemestar verdadeiramente comprometidas com aquilo que fazem e isto tem que partirda liderança. Dentro deste ponto de vista, o Coaching tem se mostrado como umdos modelos de liderança mais eficientes para garantir o comprometimento dosliderados.

Lembra daquele chefe autoritário e carrancudo de que falamos acima? Não seriasurpresa para ninguém se um belo dia ele enfartasse, não é mesmo? Na verdade, oque cada vez mais se tem percebido é que o antigo Modelo autocrático é tão oumais prejudicial para o próprio chefe quanto o é para os liderados. NesteModelo, o chefe muitas vezes entendia que ele – e nada além dele – era a únicacoisa que separava a Organização para a qual ele trabalhava do mais completocaos: este tipo de pressão psicológica por vezes cobrava algum preço, sejaemocional, ou mesmo em termos de Saúde física. O modelo de liderança baseado noCoaching, ao diminuir a pressão sobre o líder, não só contribui para o aumentode sua qualidade de vida, como também libera a atenção do líder para aquilo querealmente é da sua competência: o ganho imediato é uma liderança mais focada emresultados e na geração de valor para o negócio.

É importante aqui destacar que o RH é, de longe, um dos maiores beneficiadospela disseminação da cultura de Coaching dentro da Empresa. Isto porque oCoaching facilita, em muito, o trabalho do gestor de pessoas – e é muito fácilentender porquê. Se partirmos do pressuposto que, em toda organização – qualquer que seja a natureza da organização –, existe sempre umgrau de tensão entre os componentes da organização, e que o Coaching, comoetilo de liderança, contribui para uma diminuição significativa desta tensão,fica fácil de se entender porquê o trabalho do RH se torna imensamentefacilitado. Além disso, o RH, dentro de uma empresa que tenha adotado umacultura de Coaching, assume de fato um papel privilegiado como Coach dosCoaches, o que facilita enormemente o desempenho de sua função estratégica.

Por estas e por outras razões, o Coaching tem se tornado cada vez mais o Modelode Liderança que mais cresce no Mundo.


Hoje, mais que nunca, não basta serLíder: tem que ser Coach!


Tags: coach/ Líder / liderança / modelo de liderança

Comentários

  1. Carla,
    concordo plenamente com você quanto à mudança necessária na visão sobre gestão e, principalmente, na mundança da ação e postura dos líderes em relação aos seus liderados. O Coaching é uma importante ferramenta para isso e, fora os modismos, se bem aplicado à realidade de cada organização, traz excelentes resultados.
    Parabéns pelo texto!
    Um abraço,
    Ubirajara Neiva
    Gestor de educação corporativa da e-Lead e blogueiro especializado
    www.e-lead.com.br
    http://educacaonaempresa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É uma pena que seja utópico ter lideres que são coaching.

    ResponderExcluir
  3. Líder coaching é só teoria.

    ResponderExcluir
  4. Acho antagônico todos os profissionais de RH usarem o slogan "gastar de gente" se muitos gestores não sabem o que é isso! Ser coaching significa sem importar com os liderados... e isso é raro!

    ResponderExcluir
  5. Coach dos Coachs... isso é utópico, para não dizer ridículo.

    ResponderExcluir
  6. Oi Carla,
    Muito legal, atual e factível o texto, e ao contrário do comentário do seguidor anônimo, tudo na vida pode ser utópico, teórico ou fantasioso se eu não aplico, pratico ou vivo, as decisões são minhas. Claro que existem pessoas que lideram pessoas na contramão das práticas, digamos assim, mais evoluídas no âmbito das relações profissionais. O que não nega a existência de líderes com comportamentos de coachs. É uma questão de referências.
    Parabéns Carla.
    Abraços
    Lilian

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas