Mercado atual exige aperfeiçoamento profissional constante
Manter-se atualizado na profissão e na vida pessoal se tornou uma exigência do mercado de trabalho brasileiro para executivos que queiram se destacar.
No Brasil, uma pesquisa da Keseberg&Pertners envolvendo 6 mil executivos apontou como as três maiores preocupações desse setor a visão estratégica, o foco em resultados e a gestão de pessoas. Buscar novas alternativas de aprimoramento profissional e pessoal se tornou uma exigência no mercado de trabalho brasileiro. O grande número de profissionais faz com que esses diferenciais ganhem relevância.
Para se obter vantagens na disputa da colocação profissional, é necessário dar continuidade ao processo de aprendizado e estar em constante atualização sobre as tendências do setor de atuação. É nesse cenário que nota-se a necessidade do desenvolvimento do profissional em diversas dimensões, não somente a capacidade técnica. Nesse sentido a dimensão humana torna-se um pré-requisito para a ampliação cognitiva.
Segundo o professor Edmarson Bacelar, coordenador-executivo acadêmico da Fundação Getulio Vargas (FGV), o desenvolvimento humano se reflete diretamente na qualidade e no próprio modus operandi destas três grandes preocupações detectadas pela pesquisa. Quando se busca desenvolver o conhecimento e as técnicas voltadas para um crescimento interior, estimula-se o autodesenvolvimento e, com isso, cria-se um ciclo virtuoso para as realizações externas.
Experiência e aprendizado - "O principal desafio da Gestão e Desenvolvimento de Pessoas é identificar ferramentas e práticas que estabeleçam vínculos estreitos entre o desempenho humano e os resultados esperados, tanto do ponto de vista pessoal como organizacional", diz Carla Medrado, diretora de Gente e Gestão da Companhia Energética do Maranhão - CEMAR. Com 25 anos de experiência profissional e uma carreira consolidada, ela resolveu que era preciso aprimorar e desenvolver o trabalho como gestora de recursos humanos buscando um o curso de MBA em Gestão de Pessoas na FGV.
"Acredito que a prática e a experiência acumulada ao longo da vida contribuem muito para aumentar a produtividade e conquistas de novas oportunidades, mas por si só não são suficientes. Sempre pautei meu desenvolvimento em aprendizado contínuo, por isso, acredito que estudar é preciso", justifica Carla Medrado, que acredita que a atitude é essencial para se manter no mercado de trabalho.
"É regra de mercado de trabalho do século XXI, e vale para quem tem 15 como para quem tem 50 anos. O MBA em Gestão de Pessoas foi uma escolha que fiz dentro do meu planejamento de aprendizado, pois além de reforçar o conhecimento adquirido, pude ampliar e atualizar minha visão com as novas práticas e me manter preparada para lidar com os avanços. O aprendizado contínuo para quem é profissional é um dever", afirma.
Novidade - Enfatizando processos e produtos de gestão nas dimensões clássicas de conhecimentos especializados para organizações, a FGV lançou recentemente o MBA em Desenvolvimento Humano de Gestores. A abordagem adotada é focada principalmente no próprio gestor e seu desenvolvimento, bucando torná-lo mais capacitado a lidar com os seus desafios "internos" e a partir daí ser capaz de lidar mais efetivamente com o ambiente organizacional, os relacionamentos envolvidos, a dimensão estratégica e a ampliação dos aspectos cognitivos, de um modo geral.
"O momento atual aponta para o desenvolvimento e integração de capacitadas variadas e tudo começa com a excelência humana, que permite a integração e sinergia de pessoas, sonhos e coisas. E este é o nosso grande objetivo com este MBA", afirma o professor Edmarson Bacelar.
Os Melhores MBAs Executivos do Brasil 2010 - Fonte: Ranking VOCÊ S/A
1 - ONEMBA - GLOBAL EXECUTIVE MBA PROGRAM - FGV/EAESP
2 - MBA EXECUTIVO INTERNACIONAL - FIA
3 - MBA EXECUTIVO - INSPER
4 - MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL - FIA
5 - EXECUTIVE MBA EMPRESARIAL - FUNDAÇÃO DOM CABRAL
6 - EXECUTIVE MBA - BSP
7 - MBA EM ADMINISTRAÇÃO - UNIFACS
8 - MBA EM GESTÃO DE NEGÓCIOS - IBMEC/RJ
9 - MBA EXECUTIVO - FAAP
10 - MBA UNIFEI - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
Comentários
Postar um comentário