As organizações estão despertando para o poder do SAZON

 Só consigo fazer algo se realmente me der prazer. Desde criança, inclusive minha mãe que o diga, ela já se aborreceu bastante comigo por conta disso. Hoje entendo bem esse meu comportamento.
Quando crianças e jovens  aprendemos, mas quando adultos e maduros compreendemos. Assim, consegui compreender o meu funcionamento. Realizo com facilidade qualquer atividade, das mais difíceis,   se ativar uma energia interior que hoje eu sei que se trata de "amor".

Já contei essa história para algumas pessoas, mas registrarei aqui.
Meu filho caçula nunca gostou de tomar café pela manhã, e isso era algo que me preocupava bastante. Fiz várias tenativas sem sucesso. Um dia conversei com ele e disse que faria uma vitamina e que se ele tomasse se sentiria com super poderes. Para minha inspiração imaginei os desenhos que ele assite. E disse ainda que, os poderes nasceriam da forma com que eu faria a vitamina, com muito amor, amor mais que verdadeiro. E que ao tomar ele sentiria todo esse amor e teria poderes. Poderes para tirar boas notas, fazer amizades, ganhar no vídeo game, etc.  E não é que deu certo. Daí em diante ele começou a se alimentar pela manhã e sempre que preparo algo pra ele comer, pergunta se eu fiz com amor.

Assim levei esse experiência para o meu ambiente de trabalho. Afinal, passamos a maior parte do nosso tempo nas empresas. Então percebi que, ao realizar o meu trabalho faço a diferença quando realizo com amor. Como dar atenção a alguém , ouvir de verdade, saber como falar coisas dificeis, etc. Comecei a chamar esse sentimento de "Sazon" - O Tempero do Amor.

Você  deve estar se perguntando, sim e daí ? onde você quer chegar com essa história de amor?
A conclusão está logo abaixo. Se eu escrevo um artigo falando de "Sazon" os leitores  logo poderiam achar que isso é coisa de mãe ou cozinheira e que não tem  nada a ver com gestão e organizações, ou ainda que isso é coisa de Gente de RH. Por isso, ao ler o artigo abaixo fiquei  feliz em saber dessa tendência de um modelo de gestão, mais responsável e respeitoso.

Vejam só o que John Hope Bryant empreendedor e Presidente da Operation Hope diz sobre o amor. 
Faz sentido pra você ?


John Hope Bryant é um empreendedor filantropo, e vice-versa, fundador e presidente da Operation Hope, uma ONG que busca expandir oportunidades econômicas onde isso falta, por meio da educação financeira. Ele já encerrou o Fórum Econômico Mundial em Davos, em 2009, ao lado do Klaus Schwab, para vocês terem uma ideia – e, na ocasião, disse que o que vivemos não é uma “uma recessão cíclica”, e sim um mundo radicalmente ‘ressetado’, reinstalado, reprogramado”.
Ele não acredita que o capitalismo seja o problema por trás do “reset”, desde que o mundo (e especialmente as empresas) abrace o bom capitalismo. A HSM Management nº 79 deu um texto sobre ele, com seu conceito de liderança que consta do livro Love Leadership: The New Way to Lead in a Fear-Based World.  Diz o seguinte:

“Há duas forças primárias que movem a psique humana: o medo é uma; o amor, a outra.


A maioria dos que decidem escolheu o modelo do medo. Mas o mundo dos negócios começa a prestar mais atenção a uma tendência crescente de modelo de liderança, mais responsável, mais respeitoso, mais espiritual. Bryant identifica cinco princípios básicos dessa nova liderança de um capitalismo bom:
1. Perdas criam líderes. “Não há arco-íris sem tempestade. Os grandes líderes imprimiram seus pontos fortes em momentos de crise.”

2. O medo está em baixa. “Embora em vigor, está começando a ser visto como instrumento antiquado e destrutivo como base da liderança.”
3. Amor dá dinheiro. “Situação que fica patente nas relações duradouras com os clientes, os empregados e a comunidade.”
4. Vulnerabilidade é poder. “Quando o líder se abre, as pessoas também se abrem. A confiança mútua consolida o poder de maneira genuína.”
5. Dar é obter. É uma atitude que “inspira lealdade, atrai, promove a colaboração e o apoio recíproco”.

Artigo escrito por: Carla Medrado
Tags: liderança, amor, responsabilidade, sentimento, organização

Comentários

Postagens mais visitadas