Soneca energizante
Você saiu para almoçar, sozinho ou com seus colegas de trabalho e, após voltar ao local de trabalho, seus olhos começam a ficar mais pesados e vem aquela vontade de se “desligar” e de tirar uma soneca por alguns minutos?
Pois saiba que este “soninho” após o almoço não é nada de anormal. A ciência já consegue explicar que o Ser Humano apresenta dois ciclos de sono: o primeiro, de maior duração, vai das 23 às 7 horas da manhã seguinte, e o segundo, de menor duração, vai das 13 às 16 horas..
Por isso, não se preocupe. Sentir uma sonolência entre o início e o meio da tarde é normal, do ponto de vista biológico. O que entristece é que isto não é visto como algo que pode funcionar a nosso favor visto que não é considerado normal na nossa cultura.
Pesquise um pouco em países como Espanha, México, Itália ou Grécia, e você vai verificar que a famosa siesta está perfeitamente incorporada à cultura daqueles povos. Inclusive, muitas lojas comerciais chegam a fechar suas portas neste período.
Entretanto, entre nós, a imagem daqueles que tiram um cochilo ou uma soneca no início da tarde, após o almoço, é a de preguiça, indolência e fuga de suas atividades e do seu trabalho.
Infelizmente, a grande maioria das empresas ainda não descobriu o que a ciência já confirmou, ou seja, os benefícios que uma soneca energizante pode fazer pelos seus colaboradores.
Uso o termo soneca energizante como tradução do termo inglês power nap. Esta expressão foi criada por James Maas e se caracteriza por ser um sono de curta duração que termina antes da fase de sono profundo e que proporciona à pessoas uma revitalização, isto é, faz com que a pessoa atinja o mesmo nível de energia daquele existente no período da manhã.
Para mais, esta soneca energizante maximiza os benefícios do sono, suplementando o sono convencional noturno, principalmente quando a pessoa tem um déficit de sono, isto é, não dormiu o número de horas ideal na noite anterior.
O que é importante salientar é que muitas empresas já estão incentivando e incorporando à sua cultura organizacional a prática da power nap. Basta dizer que nos Estados Unidos, um terço da população já cochila duas vezes por semana. E, mais ainda, uma empresa norte americana viu nisto um filão para seu negócio: oferece espaços silenciosos, calmos e adequados para as pessoas cochilarem ou dormirem no horário comercial. Outras, grandes companhias, como Nike e Pizza Hut, já oferecem salas de descanso com cadeiras especiais para que seus colaboradores tirem uma soneca energizante.
Este assunto vem se tornando tão importante que já resultou no livro Take a nap. Change your life, escrito pela psicóloga Sara Mednick, do Salk Institute for Biological Studies, na Califórnia.
Caso você queira incorporar o hábito de tirar um cochilo antes das suas atividades da tarde, atente para os seguintes detalhes:
- encontre um local onde você não será perturbado por outras pessoas e por telefones; você deve ficar confortável e relaxado;
- escureça este local ou, na impossibilidade, use uma venda para os olhos, como as que são oferecidas em vôos de longa duração. A escuridão estimula a produção de melatonina, o hormônio do sono;
- lembre que a temperatura corporal diminui quando você adormece. Para mantê-la em um nível ideal, use uma manta ou cobertor ou aumente a temperatura do ambiente com o aparelho de ar condicionado;
- o tempo desta soneca energizante deve ser de 20 a 30 minutos, no máximo. Após este tempo, o sono começa a se transformar em sono profundo, o que não deve acontecer. Se você acha que vai ultrapassar este período, use um despertador;
- este cochilo não vai interferir em nada no seu sono noturno;
- caso você não consiga tirar esta soneca, substitua-a por alguma técnica de meditação, visto que ela descansa o corpo e produz ondas cerebrais mais lentas, similares às do sono.
Meu conselho é: faça da soneca energizante um hábito. Quando ela fizer parte da sua rotina diária de trabalho, ela vai permitir que seu corpo espere por ela após o almoço, como se fosse algo extremamente necessário. Ao se tornar regular, você terá muita facilidade para cochilar rapidamente e acordar facilmente depois de 20 ou 30 minutos.
Mas, acima de tudo, nunca se sinta culpado. Lembre-se que a soneca energizante não é para pessoas preguiçosas ou que sofrem de depressão. A História tem exemplos de pessoas famosas que incorporaram este hábito ao seu dia-a-dia, como Bill Clinton, Lance Armstrong, Leonardo da Vinci e Thomas Edson.
A soneca energizante é um caminho para lhe dar energia física e mental no meio do dia. Mesmo tendo uma boa noite de sono, seu corpo e sua mente necessitam de uma “parada técnica” por 20 minutos, Estudos mostram que estes 20 minutos após o almoço ou no início da tarde proporcionam mais descanso do que 20 minutos a mais no sono da manhã.
Esta re-energização física e mental traz uma série de benefícios para você enfrentar o segundo turno do seu trabalho:
- redução do estresse
- menor risco de problemas cardíacos
- melhor saúde
- melhora nossos reflexos
Ela foi tirada em uma rodovia australiana perto de Melbourne. Isto traduz, de forma inconteste, a preocupação das autoridades com este tipo de problema.
- a atividade cerebral é mantida em alta durante todo o dia de trabalho
- aumento da produtividade
- aumento da criatividade
- aumento da função cognitiva
- agente motivador para a atividade física
- agente protetor contra a sonolência
Cientistas também relataram os benefícios “profiláticos” da power nap em pessoas que necessitam ficar acordadas durante a noite, como trabalhadores de turnos alternados, estudantes e aqueles que trabalham com transporte, como caminhoneiros e pilotos de avião de vôos transcontinentais.
Outros benefícios incluem: diminuição da agressividade, aumento da paciência, aumento da concentração, além de ser uma escolha muito melhor do que ficar tomando café para seguir com seu trabalho e ter forças para o segundo tempo da sua atividade. Tudo isso tem impacto direto na sua eficiência.
Tente incorporar a soneca energizante ao seu cotidiano. Certamente você vai ficar impressionado (a) com os resultados e vai se sentir muito mais animado (a) e renovado (a).
Comentários
Postar um comentário