Lençóis Maranhenses - Êta Maranhão......


O Parque Nacional brasileiro -  Lençóis Maranhenses foi criado em 2 de junho de 1981 numa área de 155 mil hectares nas margens do Rio Preguiças, no nordeste do estado do Maranhão e distante cerca de 260 km de São Luís, ocupando uma área total de 270 quilômetros quadrados, com dunas de até 40 metros e lagoas de água doce. Trata-se de um ecossistema costeiro único dentro do bioma caatinga, que associa ventos fortes e chuvas regulares. Consiste em uma faixa de dunas que avança entre 5 e 25 quilômetros em direção ao interior. As dunas formam pequenas lagoas de água doce.
Mas isso todo mundo pode ficar por dentro, basta pesquisar na internet. Na realidade o que eu gostaria de destacar aqui foi a experiência rica, motivadora e única que pude vivenciar conhecendo este lugar.
Fizemos o acesso por via terrestre, saindo de São Luís, a capital do estado, percorremos 58 km até Rosário, e a partir daí mais 22 km até Morros e 162 km até Barreirinhas.


Visitamos a praia de Vassouras onde conhecemos os macacos-prego que soltos interagiram com a gente. Trata-se de uma praia banhada pelo Rio Preguiças e do outro lado bancos de areias (enormes) e lagos naturais. É necessário preparo físco para se aventurar pelas dunas. Visão maravilhosa e como prêmio o mergulho nos lagos transparentes e de água muito gelada.






Mandacuru Vila de pescadores onde a maior atração é um farol de 54 metros de altura, de onde se tem um belo visual do parque.
Quando chegamos um grupo de crianças "guias", desputaram no par ou ímpar quem ficaria como nosso guia.  São meninos entre 6 e 10 anos, todos estudantes do ensino fundamental e com o texto muito bem decorado. Citam até poesia de Gonçalves Dias.







Caburé - - Um delicioso refúgio onde tomamos banho de mar e tiramos o sal do corpo em água doce. Muito interessante, de um lado o Rio Preguiças e de outro o oceano. Existem chalés e boa comida. 

meio de transporte de todo o percurso do passeio


É isso aí... o Maranhão é assim terra forte e rica de belezas naturais e de um povo que luta mas acima de tudo se orgulha de suas raízes e de seu patrimônio. Senti muita emoção em conhecer este lugar.  Muito e principalmente pela grandeza  da criação divina.  Estar aqui e não pensar em Deus é impossível. E o outro motivo foi pela simplicidade do povo. Extraem da terra todo o seu sustento, peixes, juçara, buriti etc., uma convivência harmônica e muito respeitosa, o que não se vê em todos os lugares. Por isso tudo senti a força e energia deste lugar. Recomendo fortemente a experiência. Êta Maranhão!.....
  

By Carla Medrado

Comentários

Postagens mais visitadas