A reciclagem é umas das alternativas para o tratamento do lixo urbano


Uma das grandes preocupações atuais de empresas, organizações e da população em geral, tem sido o desenvolvimento sustentável do planeta. Fala-se muito do quanto precisamos fazer, mas as atitudes ainda são mínimas perto do que precisamos. É inacreditável, mas, em São Luís, de 1.300 a 1.400 toneladas por dia de lixo consumido, apenas 1% é reciclado. E no Brasil, somente 12% dos resíduos sólidos produzidos são reciclados.

A reciclagem é umas das alternativas para o tratamento do lixo urbano e contribui diretamente para a conservação do meio ambiente. Ela trata o lixo como matéria-prima que é reaproveitada para fazer novos produtos e traz benefícios para todos, como a diminuição da quantidade de lixo enviada para aterros sanitários, a diminuição da extração de recursos naturais, a melhoria da limpeza da cidade e o aumento da conscientização dos cidadãos a respeito do destino do lixo.
Reciclar significa transformar objetos e materiais usados em novos produtos para o consumo. Na maior parte dos processos, o produto reciclado é completamente diferente do produto inicial. A preocupação com o meio ambiente e o consumo sustentável tornam obrigatórios o gerenciamento dos resíduos sólidos.
Atualmente, São Luís conta com 17 empresas regulamentadas de reciclagem de resíduos sólidos, cada uma com aproximadamente 50 funcionários cadastrados, totalizando 850 profissionais atuando na área de reciclagem. E ainda há aqueles que atuam sem registro legal perante a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), dos quais a quantidade ainda não é estimada pela secretaria. Juntas, as recicladoras reaproveitam papel, alumínio, vidro, plástico entre outros. Porém, a quantidade de material é insuficiente para mostrar números expressivos para o meio ambiente.
Antes de tudo, é necessário que haja conscientização do descaso com o meio ambiente para que ocorra mudança em nossa cultura. Toda iniciativa deve partir do nosso espaço particular. Somente essa postura viabilizará atitudes no sentido de minimizar os impactos por nós produzidos e tentar reverter os danos já causados.

Fonte: O Imparcial e Setor Reciclagem

Comentários

Postagens mais visitadas