Treinamento e desenvolvimento
Treinamento é qualquer procedimento que vise promover e aumentar o
aprendizado entre os funcionários de uma empresa, visando - particularmente - à
aquisição de habilidades para um determinado cargo. Para Goldstein (1991)
Treinamento "é a aquisição sistemática de atitudes, conceitos, conhecimentos,
regras ou habilidades que resulta em melhoria de desempenho no trabalho".
Outros autores, como Wexley e Hinrichs acreditam que Treinamento é um
processo de aprendizado que auxilia o profissional a atingir a eficiência
exigida no seu trabalho (presente e futuro) mediante o desenvolvimento de
hábitos apropriados de pensamentos, ações, atitudes, comportamentos,
conhecimentos e técnicas. Os objetivos de um treinamento são:
- Impulsionar a
eficiência.
- Incrementar e aumentar a produtividade.
- Elevar os níveis
de qualidade.
- Promover a segurança no trabalho.
- Diminuir refugos e
retrabalhos.
Considera-se desenvolvimento como uma forma de aperfeiçoamento pessoal que
consiste em aprimorar o conhecimento e as habilidades de natureza complexa e não
estruturada. Mas, outros autores afirmam que o desenvolvimento de um funcionário
é a capacidade desse funcionário em acumular conhecimentos e informações
suficientes para que ele possa desenvolver melhor sua função atual, ou outras
tarefas que lhes serão confiadas.
Por outro lado, Nadler (1984) diferencia "treinamento" de "educação" e de
"desenvolvimento", conceituando-os da seguinte maneira:
- Treinamento é uma
aprendizagem relacionada à tarefa atual do empregado.
- Educação seria a
aprendizagem que visa a preparação do indivíduo para uma tarefa futura, já
identificada.
- Desenvolvimento é a aprendizagem adquirida para o crescimento
do indivíduo, mas não relacionada a uma tarefa presente (ou futura).
Modalidades de Treinamento
1) Treinamento Presencial - Trata-se do treinamento
realizado com a presença física do instrutor e do treinando, cujo objetivo é
qualificar, reciclar, atualizar e/ou aperfeiçoar o desempenho dos treinandos.
Pode ocorrer em salas de aula de centros de treinamento, em escolas de formação
profissional, em instalações adaptadas nos locais de trabalho, reunindo
funcionários de vários órgãos. As vantagens do Treinamento Presencial são:
-
Proximidade do instrutor e do treinando, favorecendo troca permanente de
informações e "feedback".
- Possibilidade de aprofundamento do assunto pela
prática da discussão, "ao vivo e a cores".
- Maior interação, decorrente das
trocas sociais entre "instrutor / treinando" e "treinando / treinando",
proporcionadas pela proximidade física.
- Possibilidade de criação de redes
de relacionamento decorrentes da interação, as quais poderão posteriormente dar
sustentação ao treinamento.
2) Treinamento à Distância - É o tipo de treinamento que se
caracteriza pela separação física entre o instrutor e o treinando, utilizando
meios de comunicação para promover a interação entre ambos e transmitir os
conteúdos educativos. As vantagens desse tipo de treinamento são:
- Remoção
das barreiras tempo / espaço / idade, pela possibilidade de envolver grande
número de pessoas separadas geograficamente, realizando-se a aprendizagem onde,
quando e no tempo que o treinando quiser. Significa, portanto, a democratização
do ensino, por facilitar o acesso de pessoas impossibilitadas de frequentar
aulas presenciais.
- Possibilidade de que o próprio treinando controle o
início, a manutenção e o ritmo da sua aprendizagem.
- Menores custos de
treinamento, nos casos em que a quantidade de treinandos for grande.
Observação - Com o desenvolvimento da Internet, as fronteiras para o
treinamento à distância se expandiram, reduzindo-se os custos e ampliando-se as
possibilidades de busca às informações.
3) Treinamento em Serviço (TES) - É o treinamento realizado
no próprio ambiente de trabalho do funcionário - atual ou futuro - destinado à
aquisição de conhecimentos práticos e/ou desenvolvimento de habilidades
específicas. Normalmente, esse tipo de treinamento é indicado para aproximar ao
máximo o ambiente de trabalho ao ambiente do treinando. Principais
vantagens:
- Constitui modalidade de treinamento comum para a capacidade dos
funcionários de qualquer instituição.
- O treinamento não se desenvolve numa
situação artificial.
- A motivação é maior, pela aproximação das condições
reais de trabalho.
- Acompanha as mudanças ocorridas nas tecnologias e nos
procedimentos do trabalho.
4) Rodízio - É o remanejamento do posto de trabalho do
funcionário, visando prepará-lo para uma nova função e obter uma visão global do
trabalho a ser realizado num determinado setor. Trata-se de uma das formas mais
eficazes de formação profissional. Principais vantagens:
- Viabilidade
econômica, por se tratar de um tipo de treinamento de baixo custo.
-
Aquisição de uma visão mais global da empresa.
- Possibilidade de ser
utilizado para o aprendizado de todos os tipos de tarefas, desde as mais simples
até às mais complexas.
5) Estágio - É a execução de atividades pertinentes à
ocupação profissional, mediante a experiência direta e realizada no ambiente de
trabalho - onde são desenvolvidas as atividades que o estagiário necessita
adquirir. O estágio pode ocorrer dentro da própria instituição ou em outras,
através de convênios entre essas instituições. Principais vantagens:
-
Viabilidade econômica, por se tratar de um tipo de treinamento de baixo custo,
quando realizada no mesmo local de moradia do funcionário.
- Possibilidade de
ser utilizado para o aprendizado de todos os tipos de tarefas - simples ou
complexas.
6) Visita Técnica - São visitas realizadas a outros setores
- dentro da própria empresa ou em outra - com o objetivo principal de observar
diretamente o funcionamento de um determinado trabalho (ou uma nova tecnologia).
Principais vantagens:
- Baixo custo, se for realizada na mesma cidade.
-
Criação de parcerias e possibilidade de trocas futuras.
7) Reuniões Informativas - São realizadas periódica - ou
esporadicamente - conforme a necessidade, a fim de atualizar os funcionários (e
as chefias) sobre os assuntos pertinentes às suas áreas. Principais
vantagens:
- Baixo custo.
- Contato direto entre informante e informado,
evitando-se ruídos na comunicação.
- Favorecimento da interação entre
funcionários e chefias.
8) Encontros de Disseminação de Treinamento - Têm como
objetivo divulgar o conhecimento adquirido por funcionários que participaram de
treinamento, suplementados por materiais impressos (manuais, apostilas,
prospectos etc.), colocados à disposição dos interessados no setor de Recursos
Humanos. Principais vantagens:
- Redução do custo do treinamento através do
efeito multiplicador do conhecimento adquirido.
- Criação de compromissos do
treinando com a capacitação dos parceiros de trabalho.
9) Palestras - É a apresentação de um assunto específico,
seguido de questionamentos e comentários por parte do público. Pode ser
apresentada por funcionário da mesma empresa, de outra empresa ou de alguma
instituição contratada externamente. Principais vantagens:
- Introdução de
assunto novo dos funcionários e da instituição.
- Baixo custo, se o
palestrante for de outro departamento.
- Valorização do funcionário
palestrante.
10) Assinatura de Jornais e Revistas - Que sejam do
interesse do trabalho presente e futuro. Principais vantagens:
- Atualização
dos funcionários quanto a temas relacionados à sua área/setor/função.
11) Workshop - Apresentação resumida de um determinado
assunto, utilizando técnicas expositivas e/ou vivenciais com o objetivo de
divulgar uma proposta de trabalho. Normalmente um workshop é mais "visual" do
que "auditivo".
12) Seminário - Evento que reúne especialistas - de uma ou
mais áreas de conhecimento - com o objetivo de promover (ou ampliar) o debate
sobre um tema específico, a partir de enfoques diferentes. Os atores de um
seminário são os palestrantes, os debatedores, os coordenadores, o secretário e
o público em geral.
13) Congresso/Conferência - Conferência é uma reunião
promovida por entidades associativas, visando debater assuntos que interessam a
um determinado ramo profissional. Congregam profissionais de renome, objetivando
atualizar a categoria e/ou divulgar descobertas científicas. Os congressos são
realizados a partir de temas relevantes e englobam cursos de curta duração,
palestras, vivências, mesas redondas etc.
Por Julio Cesar S. Santos para o RH.com.br
Palavras-chave: | crescimento
profissional | aprendizagem |
Comentários
Postar um comentário