O novo gestor de gente
Mudanças no contexto organizacional mundial têm levado as organizações a
buscarem novas formas de gestão com o intuito de melhorar o desempenho, alcançar
resultados e atingir a missão institucional para o pleno atendimento das
necessidades dos clientes. Como o sucesso das organizações modernas depende, e
muito, das pessoas, nota-se que os gestores de RH devem acompanhar essas
transformações e revisarem suas competências profissionais para se adequarem a
essa nova realidade.
Vivemos na sociedade do conhecimento, onde o talento humano e suas
capacidades são vistos como os principais diferenciais competitivos no mercado.
Assim, a área de Recursos Humanos (RH) deixou de ser um mero departamento
mecanicista, que cuidava da folha de pagamento e da contratação dos
profissionais, para se tornar o personagem principal de transformação dentro das
organizações. O antigo, temido e tradicional rótulo "Departamento de Pessoal",
presente, mesmo quando era um departamento do "eu sozinho", numa pequena
empresa, que, possivelmente nem estrutura formal tinha, foi substituído pela
expressão "Gestão de Pessoas".
As atividades dos gestores de RH que antes se resumiam em admitir, pagar e
demitir, hoje, nesse novo enfoque, espalham-se por um amplo cardápio de tarefas
ou novos desafios dentro das organizações, que podemos resumir em: "tornar as
pessoas cada vez mais felizes, para que elas sejam cada vez mais produtivas,
comprometam-se cada vez mais com a organização, a fim de que esta se torne cada
vez mais competitiva em seus negócios". Ou seja, promover uma perfeita sintonia
entre a organização e seus públicos, interno e externo, através de ações que
visem mudanças comportamentais e atitudinais, que são, na maioria das vezes,
esforços direcionados para atingir a subjetividade humana.
Refletindo sobre os dados evidenciados na matéria publicada na Revista Você
RH - "A Evolução do RH" (edição maio/junho 2011) percebe-se os vários exemplos
de gestores que através de sua criatividade conseguiram desenhar processos de
atração e seleção conectados com o movimento das redes sociais e outros
processos inovadores de seleção que trazem talentos com potencial de
desenvolvimento e esquecem as velhas análises de currículos que focavam somente
as competências técnicas, deixando de lado a máxima "contratávamos pela
competência técnica e demitíamos pela falta das competências
comportamentais".
Outro aspecto que demonstra as mudanças no perfil do profissional de RH são
os novos programas de benefícios que trazem questões relevantes para a qualidade
de vida do trabalhador. Hoje, já é possível encontrar empresas que cuidam não só
da saúde do colaborador enquanto este cumpre sua jornada corporativa, mas também
no convívio de sua família, nas suas atividades sociais, recreativas etc.
A responsabilidade social, que no passado, era tratada somente como o "adotar
uma entidade social", passou a promover discussões relevantes de quais seriam as
ações que promoveriam a comunidade onde a empresa encontra-se inserida.
Hoje temos profissionais de RH desenvolvendo projetos de retenção de pessoas,
desenhando trajetórias de carreiras com várias possibilidades de crescimento que
preveem experiências nacionais e internacionais em carreiras técnicas ou de
gestão. Outro progresso foram os programas de capacitação e desenvolvimento que
acompanharam a evolução tecnológica. Atualmente, existem inúmeros exemplos de
universidades corporativas virtuais que entregam "dentro de casa" o conhecimento
para o trabalhador.
As avaliações de desempenho também assumiram um novo patamar, transformando
as reuniões de feedback e os comitês de alinhamento de metas individuais e
organizacionais em atividades rotineiras dentro das organizações, desenvolvendo
seus colaboradores para posições e desafios que um mundo globalizado
demanda.
Muitos leitores considerarão as observações apresentadas como uma visão
bastante otimista em relação a este novo profissional. É fato que ainda temos
muito a evoluir em nossas práticas de gestão de pessoas, porém, já é possível
encontrar excelentes exemplos de ações e práticas de RH implementadas nas
empresas brasileiras.
Palavras-chave: | estilo de liderança | crescimento
profissional | competência |
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