Confiança

Esse é um assunto delicado, e a princípio todos se dizem dignos de merecer . Uma palavra que para a maioria das pessoas representa a base para todo tipo de relação, seja no campo profissional ou pessoal. Mas conquistar a confiança de alguém, de um grupo de pessoas ou de uma empresa não é algo que ocorre do dia para a noite, mas algo que se constroi a cada dia. Esse é um assunto que tem conseguido, cada vez mais, espaço no ambiente organizacional.
Mas, o que leva as empresas a darem atenção especial a esse assunto? 

Com ampla visão do mundo empresarial, Jose María Gasalla, idealizador do modelo de Gestão por Confiança (GpC) tem o desenvolvimento do seu trabalho focado nas áreas de Mudança e Desenvolvimento Organizacional, Recursos Humanos, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Talentos. Com mais de 30 anos de experiência, observação e análise do mercado corporativo, ele enfatiza a relevância das organizações terem o modelo de Gestão de Confiança como alicerce para as modernas práticas de gestão. Enquanto os gurus da governança corporativa defendem a adoção de sotificados modelos de gestão, ele propõe o retorno à simplicidade. Se de um lado as empresas aperfeiçoam seus mecanismos de controle para garantir que as pessoas façam "a coisa certa", ele sugere que os controles sejam diminuídos e aumentados os por relacionamentos baseados em confiança.


Segundo Gasalla, a Gestão por Confiança é sustentada por variáveis individuais e organizacionais. Funciona como um modelo de gestão por competências, as quais envolvem os 7Cs -
  1. Clareza
  2. Consistência
  3. Comprometimento
  4. Cumprimento da palavra
  5. Coerência
  6. Consciência
  7. Competência profissional.

 A tese que ele vem trabalhando na GpC é que, à medida em que as pessoas incorporam essas competências ao seu comportamento, é construído ao longo do tempo um espaço e um clima de confiança nas organizações. A partir daí começam a surgir os resultados e, quanto melhores eles forem, mais se fortalecem essas atitudes nas organizações.
"O estudo sobre confiança mostra evidências acumulativas das vantagens substâncias e variadas, de tipo individual e coletivo, para o bom funcionamento organizacional, entre eles, redução dos custos dentro das organizações e aumento de comportamentos de sociabilidade espontânea entre os membros da organização", conclui

Comentários

  1. Bom Dia!
    Carla,
    Por trabalhar há mais de 18 anos na área de benefícios, mais especificamente como consultor comercial para saúde, odonto e segurança e saúde ocupacional corporativos, meu principal cliente sempre foi o RH e em minhas "peregrinações" sempre acreditei que gostar de gente é fundamental em nosso meio, evidente que a força motriz este "gostar" é a CONFIANÇA...Sinto-me feliz e entusiasmado em encontrar pessoas que também acreditam nestes valores! Obrigado pela oportunidade compartilhada. Sucesso!!
    Roberto Caetano.

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