O sucesso é tão limitante para a criatividade quanto o fracasso

Isto ocorre porque, quando nos lembramos de algo que deu certo, a lembrança geralmente é boa e muito forte que nos dá uma sensação agradável. Portanto, passamos a repetir o que deu certo, sem levar em consideração outras opções. Chegamos a um ponto onde deixamos de ser criativos e ficamos empacados, porque nos vemos diante de uma nova situação na qual os antigos comportamentos não funcionam mais, e não possuímos novas escolhas.

A industria automobilística é um bom exemplo. Foi muito bem sucedida durante muitos anos, mas parece incapaz de reagir com rapidez e eficiência às novas necessidades do mercado e  à concorrência estrangeira . Alguém já disse que, se a industria automobilística tivesse involuído tanto quanto a indústria da informática, um Cadilac estaria custando menos de três dólares e faria dois milhões de quilômetros com um tanque de gasolina. A indústria de computadores mudou e ficou mais refinada para se adaptar às novas realidades e necessidades de mercado, enquanto a renovação da indústria automobilística americana tem passado por um processo lento, que se baseou apenas no seu próprio sucesso durante tempo demais.

Li sobre uma experiência que John Grinder e Richard Bandler fizeram com um grupo. Eles pediram que as pessoas do grupo escolhessem uma série de experiências vivenciadas num determinado dia (bem sucedidas ou não), e localizassem o ponto em que a decisão foi tomada. Depois, que escolhessem três comportamentos de recursos que poderíam ter tido em cada uma das experiências e que imaginassem como se fosse realidade, tornando cada escolha comportamental tão plena, radiante e emocionante, quanto às suas estratégias reais.  Assim, idenpendente do fato de o comportamento ter sido ou não bem sucedido, desenvolveríamos mais escolhas comportamentais. Se foi uma experiência negativa, descobriríamos que uma coisa simples poderia nos ter dado mais recursos.

Experimentei o exercício o resultado foi muito impressionante. Recomendo a experiência.
É simples. Reveja a experiência do início ao fim, fazendo com que tudo ocorra de maneira positiva. Da próxima vez que você se encontrar na mesma situação, em vez de ligar inconscientemente ao que você fez da última vez (e vezes anteriores), haverá um ponto de decisão que englobará novas escolhas. A reação será diferente.

by Carla Medrado



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