Pesquisa mostra que quase metade da população de SP é de migrantes

Bem interesante a reportagem do Bom dia Brasil dessa semana.  Foi divulgada uma nova pesquisa com informações relevantes sobre desigualdade de salários, horas trabalhadas e quem são os brasileiros que foram morar em Brasília e em São Paulo.

Veja o resumo da Pesquisa:
O estudo mostra que quase a metade da população da região metropolitana da maior cidade do país não nasceu no estado. São migrantes com histórias de luta de quem trabalha muito para sobreviver e que revelam a São Paulo de hoje.

São Paulo oferece inúmeras oportunidades, mas também cobra um preço alto: muito trabalho, muita correria e uma enorme saudade para quem vem de fora. Quase metade da população da região metropolitana é formada por migrantes. É o que mostra um estudo divulgado pelo governo federal, que analisou também outras grandes cidades brasileiras.

Saudade é um sentimento comum na jovem capital do poder. Nada menos que 75% dos moradores de Brasília de 30 a 60 anos são de fora. A região metropolitana de São Paulo vem em seguida.

Se São Paulo atrai tanta gente, é porque tem o que oferecer em troca. Mas o esforço exigido e a recompensa variam bastante. Por exemplo: segundo a pesquisa, na média, quem vem de fora do estado trabalha mais horas do que quem nasce aqui. Enquanto o percentual de paulistas que fazem jornada de mais de 45 horas semanais é de 33%, o de estrangeiros, e de migrantes de outros estados é bem maior.

A desigualdade nos salários também é forte. Nortistas e nordestinos têm renda média de R$ 1 mil, depois vêm mineiros e paranaenses, paulistas e trabalhadores do centro-sul. Quem ganha mais são os estrangeiros, uma minoria.

A pesquisa foi feita em dez regiões metropolitanas, que concentram 30% da população brasileira.

Comentava com um motorista de taxi nessa mesma semana, quando estive em São Paulo, que o que mais admiro nessa cidade é a capacidade de trabalho desse povo, sua competência, determinação e qualidade na prestação de serviços. Vejam só, na realidade estava me referindo muito a esse povo que vem de outras regiões como o norte e nordeste do país.  A gente nem percebe, pois eles incorporam tão rápido a cultura paulista que só mesmo perguntando.... e foi o que fiz. O motorista do taxi que me conduzia era um paraibano, muito prestativo e educado. Parabéns a todos os migrantes corajosos que fazem da São Paulo a rica cidade que é.
By Carla Medrado

Comentários

Postagens mais visitadas